![]() |
Serviço de solicitação de ressarcimento estará disponível no aplicativo “Meu INSS” Crédito: José Cruz - Agência Brasil |
Nomes dos
Alunos: Vitor Paiva, Yuri Felipe, Lucas Pereira, Deonedes Trigoli
Em:
14/05/2025
A partir desta quarta-feira (14), os aposentados e pensionistas do Instituto
Nacional do Seguro Social (INSS) que tiveram descontos indevidos em seus contra cheques poderão solicitar o ressarcimento.
O serviço de
solicitação de reembolso estará disponível no aplicativo “Meu INSS”.
Os beneficiários
poderão ver qual associação fez o desconto e qual foi o valor cobrado. A
consulta poderá ser feita por meio do aplicativo “Meu INSS” e da “Central de
Atendimento 135”.
Com as informações,
o segurado deverá reconhecer se autorizou a cobrança ou não.
O próprio
aplicativo encaminhará a contestação à associação ou sindicato, informando que
o aposentado ou pensionista não reconhece a cobrança.
A entidade terá até
15 dias úteis para apresentar documentos que comprovem a autorização da
cobrança. Caso não consiga, contará com mais 15 dias para realizar a devolução
do valor.
A quantia não será
depositada diretamente na conta dos aposentados ou pensionistas, como forma de
proteger os dados bancários e prevenir novas fraudes. O valor será restituído
ao INSS, responsável por repassar o montante aos beneficiários.
A fraude no INSS
refere-se à investigação de cobranças indevidas de associações de aposentados
nos benefícios. Cerca de R$ 6,3 bilhões foram desviados entre 2019 e 2025.
Veja como baixar o
aplicativo oficial Meu INSS:
·
Acesse a loja de aplicativos do seu celular
·
No campo de busca, digite “Meu INSS”
·
Clique no botão “Instalar”
·
Aceite os termos de uso
·
O acesso ao Meu INSS é feito por meio da conta gov.br
·
Clique no botão “Autorizar” para que o aplicativo tenha acesso aos seus
dados
Também é possível
acessar o Meu INSS por meio do computador. A entrada é feita pelo gov.br.
Sem comentários:
Enviar um comentário